Notícias e Eventos | Decoração: como escolher os tapetes para a sua casa

Decoração: como escolher os tapetes para a sua casa

img

Um tapete é mais do que um acessório e pode ser o melhor complemento para valorizar os seus móveis. Eis algumas dicas úteis:

1. Escolha o tapete PRIMEIRO ou POR ÚLTIMO

Como elemento principal, é melhor comprar o tapete primeiro e basear o ambiente de acordo com o estilo e as cores dele. Se for um complemento da sua decoração, o tapete deve ser comprado por último.


2. Os padrões e texturas, em espaços comuns, criam ambientes mais acolhedores do que cores neutras como o preto e o branco, ideais para ambientes mais clássicos e elegantes. Contudo, nos quartos, pode optar por cores mais relaxantes e suaves e deve evitar os padrões muito vivos. Os tons pastel mais intensos são ideais para quartos de bebé, podendo contudo usar tons quentes como o azul, o verde e o fúcsia em tapetes estampados de quartos de criança que se tornam no amigo de muitas brincadeiras.


3. Ouse com as tendências. Todos os anos, a Pantone escolhe as cores mais populares do ano. Por que não aproveitar e renovar os seus espaços com um tapete, almofadas, colchas e velas no tom da moda?


4. Se quiser algo intemporal, opte pelo cinzento e pelo azul marinho, que criam um ambiente clássico e elegante. Jogue com as texturas e os materiais, se não gostar de cores ousadas.


5. Combine o tapete com o tipo de chão. Em pisos de madeira clara, por exemplo, modelos modernos com cinzento, azul marinho e branco. Já pisos mais quentes merecem bases vermelhas ou laranjas, com tons complementares. Se optar por contrastes, assegure-se de que realmente vai gostar do resultado, levando uma fotografia do seu chão quando for comprar o tapete. 


6. E quanto à limpeza, não esquecer: os tapetes devem ser aspirados todos os dias e lavados uma vez por mês, regra geral. Contudo, pergunte na loja qual a melhor forma de manter o seu tapete limpo e em excelentes condições por mais tempo. De certeza que terão o maior prazer em ajudar!



(Foto gentilmente cedida por AMClassic, loja do C. C. Domóvel)